Com a chegada do carnaval , muitos tutores também querem levar seus peludos pra curtirem a folia. Alguns eventos tem fins lucrativos e desfile de fantasias, o que torna ainda mais atrativa a festa.
Mas será que seu cachorro realmente se diverte num evento como esse?
O primeiro que participei , tive a impressão que as únicas pessoas que estavam se divertindo eram os tutores.
Era um dia quente, sem sombra, sem hidratação e por ser uma praça , não havia infraestrutura. Alguns cães estavam visivelmente incomodados com as fantasias quentes e desconfortáveis. O som extremamente alto , que incomodava até algumas pessoas.
Se você curte o Carnaval, adora a folia e os blocos e ama seu cachorro a ponto de querer levá-lo com você, saiba que é preciso tomar alguns cuidados.
*Não esqueça a identificação: (plaquinha com nome do cão,nome do tutor e telefone para contato) e a guia . Nunca deixe seu cão solto!
*Hidratação : Leve água para seu cão , ele tem que ter acesso à ela o tempo todo. Seja mineral ou de coco.
*Fantasias : Evite usar aquelas muito quentes e fechadas . Nada de embrulhar seu peludo numa fantasia superbonita. Tem cachorro que não se importa em colocar, outros não querem. Não force .
*Estrutura do evento: O ambiente deve ser saudável e seguro . É verão na maior parte do Brasil e o calor costuma ser forte. Verifique se a temperatura do chão pode queimar as patinhas do seu cão, colocando a palma da sua mão por 5 segundos no chão. Se estiver quente, esqueça a diversão e pense na saúde dele e o leve de volta pra casa.
*Não leve cães anti-sociais para o bloco: Só leve se ele for sociável com pessoas e cães para evitar brigas , fugas e riscos de atropelamento. Assim todos podem curtir sem maiores conseqüências.
*Altura do som : Deve ser moderada. Cães tem audição extremamente sensível e aguçada. Qualquer barulho alto pode assustar e estressar , fazendo com que ele queira fugir do local.
*Fique atento aos sinais de stress: Ficam lambendo demais o focinho, corpo tenso e encolhido, rabo entre as pernas, olhos assustados.
Busque bloquinhos e festas que todos possam se divertir , respeitando a individualidade dos peludos . Seguindo essas dicas, todos saem ganhando e voltando para casa seguros e felizes.
Referências :
1 – bompracachorro.blogfolha.uol.com.br
2 – www.petmag.com.br/6943/carnaval-dicas-de-seguranca-para-o-seu-pet
3 – vira-latas.com › Inicio › Curiosidades
NO COMMENT