Meu cãozinho está com Catarata

maio 13
No comments yet

Ei gente! Ontem foi um dia de bastante novidade. Visitamos pela primeira vez um médico veterinário oftalmologista. O paciente da vez foi o Joca. Vou contar tudo de bom que aprendemos hoje na consulta pra vocês.

Então, infelizmente Joca está com catarata 🙁 Mas está no início e pode ser que nem avance (vamos torcerrrr). De agora pra frente nosso trabalho será monitorar, levando-o ao médico de 3 em 3 meses para avaliação.

Pulando essa parte, vêm as coisas boas!! Ficamos duas horas na consulta e a cada exame feito (foram muitos) vimos que há detalhes que podemos cuidar e prevenir para que nossos cãezinhos não desenvolvam problemas.

Coisas que descobri:

  • Os cães piscam bem menos do que os humanos, por isso, a necessidade de que eles mantenham a lubrificação dos olhos é bem grande. Assim, precismo observar situações tais como: seu cãozinho dorme com o olho meio-aberto? Isso não é bom.
  • Por causa dessa baixa “piscagem”, temos que evitar situações que os façam piscar ainda menos. Em situações de estresse, isso é bem comum. Eles ficam alertas e piscam ainda menos.
  • Não deixe seu cãozinho passear com a cabeça para fora do carro. O vento no rosto faz uma combinação explosiva com os olhinhos piscando quase nada.

O Joca fez uma avaliação lacrimal e estava tudo bem! Mas, aprendi que terei que fechar a janelinha do carro, embora ele ame o ventinho no focinho. Já em relação ao Oliver, o fato dele dormir de olho meio-aberto de vez em quando fez com o que o médico me indicasse o uso de um colírio lubrificante, para que eu aplique nos olhos dele antes de dormir. Ah! E um detalhe: cães que dormem ou vivem no ar condicionado também precisam desse apoio para lubrificação dos olhos.

Joca e o Médico Veterinário Dr. Leandro Bosi

Joca e o Médico Veterinário Dr. Leandro Bosi

Outro detalhe: cataratas e outros problemas comuns aos humanos também acontecem com os cães (infelizmente). Joquinha avaliou até o fundo do olho hoje, funcionamento da retina, integridade da córnea e outras coisinhas. Tudo normal, exceto pela catarata.

No caso da catarata, existe cirurgia (ainda bem). Mas como o caso dele está bem no início, não será necessário ainda. Só que teremos que fazer um acompanhamento trimestral.

Gente, os exames foram super simples, o animal nem precisa ser sedado, nem nada. Por isso, vale muito a pena você fazer esse acompanhamento, em especial se o seu cãozinho já tiver mais de 5 aninhos.

Ahhh sim!!! Lembrei de um detalhe super legal. O médico me falou de óculos para cães, que protegem os olhos, em especial quando eles costumam receber muito vento no rosto ou se expõem a situações que possam machucar os olhos. Já procurei e encontrei na Amazon (veja modelos aqui). São tipo esse da foto abaixo:

Dog_Sunglasses

 

Espero que gostem das dicas!

Beijos!

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *