Meu Golden Retriever está com Dermatite

dezembro 11
10 Comments

Oliver, meu Golden Retriever, apareceu com uma ferida no rosto, próximo à orelha, uma dermatite.

Foi de um dia pro outro. Estava coçando muito, quando percebi que poderia ser uma dermatite. Ao levar na médica veterinária descobri que isso é mais comum do que eu pensava.

Como habitualmente fazemos, levei Oliver à praia no sábado pela manhã. Depois da diversão, direto para o Pet para tomar um banho. Porém, no domingo também levamos ele à piscina. Na segunda-feira, ele estava coçando bastante, assim como na terça. Achei que pudesse ter sido alergia provocada pela praia e/ou piscina.

Observei, então, que no lugar onde ele estava coçando os pelos pareciam estar meio molhados. Quando afastei os pelos, vi aquele tom avermelhado, já com aspecto de inflamação, e também uns pontos que pareciam pus.

Já no dia seguinte levei ele à dermatologista, que diagnosticou a ferida como Dermatite Úmida Aguda (se você tem um golden retriever guarde bem esse nome, pois possivelmente ele terá isso algum dia). Ela me explicou que isso é bem comum em golden retriever, e causada principalmente pela forma bruta deles coçarem, rs.

“Saber identificar a dermatite no início da inflamação ajuda a evitar que a ferida cresça e vire porta para bactérias.”

Embora tenha esse nome “úmida”, não é causada pela umidade da pele, mas por um trauma persistente, que aumenta a ferida e possibilidade a proliferação de bactérias.

Eu fiz um vídeo para mostrar como fica a ferida, para que vocês tenham uma noção e saibam identificar caso o cachorro de vocês tenham também. A médica me disse que a dermatite é comum em outros cães de grande porte.

O tratamento está sendo simples, em uma semana Oliver melhorou bem, a ferida está praticamente cicatrizada. Uma coisa que fiz foi: ao observar a ferida, já coloquei imediatamente o cone no Oliver, para evitar que ele continuasse coçando. Aí, após a consulta, começamos o tratamento com Dermotrat, limpeza do local com Furanil Spray e antibiótico. Essa dermatite incomoda bastante, causa dor, por isso ele ficava muito inquieto no começo, mal deixava eu passar o remédio.

Muita pessoas compartilharam comigo no instagram que seus cães também já tiveram, por isso percebi que é mais comum do que eu pensava, mas percebi que melhoraria logo, como aconteceu.

Então, já sabe: se observar algo semelhante com seu cachorro, leve ao médico veterinário para tratar, pois a ferida aumenta de um dia pro outro.

Um abraço! 🙂

  1. Alexandre

    janeiro 1

    Olá meu golden tem as mesmas feridas, sempre tratamos com antibiótico celesporin 600mg e prediderm anti inflamatório, porém parou de fazer efeito, poderia dizer qual antibiótico você utilizou nele? Desde já muito obrigado

    • Ei Alexandre, tudo bem? Quando Oliver teve dermatite a primera vez, ele também tomou esse mesmo medicamento (Cefalexina), através da marca Celesporin. Porém, das outras vezes optamos por não usar antibiótico. O médico veterinário dele tem sido bem restrito na prescrição de antibiótico, pois traz uma série de efeitos colaterais que não são bons. O Prediderm é corticóide, então evitamos mais ainda, só em último caso mesmo, pois corticóide é uma bomba pro organismo, né. Então, estamos trabalhando, primeiramente, com a prevenção e com itens mais naturais para acalmar a pele: ômega 3 diariamente, ração sem transgênicos e sem conservantes (usamos a Biofresh), shampoo à base de própolis e uma pomada de calêndula. Eu recomendaria você evitar ao máximo o uso desses medicamentos, pois, a longo prazo, podem trazer prejuízo pro fígado dele. Dermatite é uma coisa que eles vão ter sempre, então, a melhor opção, é trabalhar com o equilíbrio da pele pra evitar que eles tenham. Abraço!

  2. Wania

    março 7

    Oi bom dia ! Acabei de identificar uma dermatite no meu golden, esta localizada bem na coxa, inclusive é no mesmo lugar que ele ja teve outra vez. Nao me lembro o nome do medicamento que usamos para tratar, mas vou procurar a receita, a questão é que eu gostaria de saber o motivo destas feridas, da outra vez a veterinária me disse que era stress mas, eu passeio com ele sempre.

    • Ei Wania, há vários tipos de dermatite, que podem ter diversas causas. Algumas são alérgicas, outras são causadas por bactérias e fungos, e algumas são por conta da natureza da pele do cão, como o meu Oliver, que tem atopia de pele. Então, poeira, ácaros, essas coisas simples acabam causando a dermatite. Existe dermatite por stress também, mas, no caso, o ideal seria fazer um exame da pele dele para verificar que não há nenhuma outra causa associada. Melhoras pro seu dog!

  3. Cristina

    novembro 11

    Olá boa noite eu tenho um Golden ele tem apenas 4 meses e desde dos 3 meses já sofre com a dermatite o que estou fazendo é assim que percebo alguma ferida ou vermelhidao eu lavo bem o local com proteX e depois passo Iodo faço esse processo duas vezes ao dia na segunda vez faço a lavagem sempre secando bem e passo nebacetin por recomendação da veterinária a mesma passou antibiótico mas no caso a ferida estava muito avançada mas pediu para não darmos mais shampoo e a ração foram trocada shampoo a base de propolis e pomada de calendula também é muito bom vou começar a dar ômega 3 diz que ajuda muito para acalmar a pele ok

  4. Cristiane

    julho 27

    Meu Thor está com uma dermatite que não consigo com que melhore…ficou com o cone quase um mês está já melhor…resolvi tirar o cone e não demorou uma hora pra ele deixar pior que estava, na minha cidade não temos veterinário e já estou preocupada.
    Ele está com a perna direita com o ferimento.
    Se vc poder me ajudar.

    • admin

      dezembro 3

      Olá Cristiane, como está a situação do Thor?

  5. VaNessa

    outubro 19

    Nossa muito bom você compartilhar essa informação, meu golden esta na patinha agora já sei o que é. Obrigado

  6. Isabella Pires

    novembro 8

    Olá! Bom dia!
    Minha golden já teve dermatite há um tempo, minha amiga disse que era normal e somente deveria esperar que iria sarar sozinho…como o local que deu ela não conseguia lamber nem coçar realmente sarou rápido, mas agora apareceu outra e não está sarando de jeito nenhum. Direto pego ela lambendo e cada vez abre mais a ferida…já estava sarando e devido ela lamber está piorando. Não tenho como colocar o cone nela, porque fico fora de casa o dia todo trabalhando, como ela vai tomar água sozinha?! Não sei o que faço..

    • admin

      dezembro 3

      Isabella, o cone não os impede de beber água, em especial se for daqueles mais flexíveis e confortáveis. Sem dúvida, o colar é essencial para que a ferida melhore, mas se está aumentando, você precisará entrar com medicação. Sugiro levá-la ao dermatologista, se possível. Mande notícias!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *