A polêmica do Bravecto e como proteger seu bichinho dos parasitas

abril 23
95 Comments

Acho que todo mundo aqui acompanhou um pouco a polêmica que surgiu em torno do medicamento Bravecto. Eu recebi vários links, imagens e até assinaturas pra tirar o medicamento do mercado.

Depois do burburinho, restaram apenas dúvidas. Eu mesmo fiquei cheia delas. Mas como odeio dúvida, pesquisei, corri atrás e vou resumir aqui pra vocês.

De acordo com alguns médicos veterinários com quem conversei, não há nada comprovado quanto aos malefícios do Bravecto. Há, sim, alguns casos associados ao uso do medicamento, mas nada comprovado de que ele realmente prejudique o funcionamento do organismo. Realmente, aqui em casa eu faço uso do Bravecto desde que Oliver (Golden) tinha 3 meses e também desde que adotei Joca, em junho de 2015. Nunca tive problema.

A grande questão é que o Bravecto é processado no fígado e, devido à proteção prolongada (3 meses), acaba sendo um metabolismo de grande quantidade de uma vez só. Como o médico me explicou, o composto do bravecto se liga à proteína do sangue e fica ali por bastante tempo.

Existe no Facebook inclusive uma comunidade só para tratar de casos de intoxicação pelo medicamento (veja aqui).

Por causa disso, comecei a pesquisar alternativas para a proteção dos meus cães dos parasitas. A alternativa exclusivamente natural (com uso de essências e outros produtos, como o Neem) não funciona pra mim. Moro numa região endêmica, onde no verão fica um caos!! Talvez no inverno até dê pra pensar numa alternativa mais natureba, mas eu precisava de algo certo e eficaz.

“São muitas as alternativas para proteger seu cachorro de pulgas e carrapatos. Vale a pena conversar com o médico veterinário sobre qual melhor opção para seu cão.”

Foi então que, em visita a São Paulo, conversei com uma amiga que me disse fazer uso da coleira Seresto, da Bayer, que protege por 8 meses. E olha que ela tem um Golden Retriever enorme. Essa conversa me trouxe uma ponta de esperança: Nexgard seria uma alternativa viável, mas a única diferença seria o processamento de uma dose menor pelo corpo, por serem doses mensais. Os medicamentos top spot (de pipeta), tais como o Frontline, não me trazem segurança. Fora as muitas reclamações sobre a perda de efeito.

Mas a Seresto eu ainda não havia cogitado. Pois bem. Comprei a tal Seresto pro Joca (já vai fazer um mês que ele está usando) e Oliver ainda está sob efeito do Bravecto, mas pretendo mudar.

Se você também está na mesma situação, cogite a possibilidade de mudar para a Seresto. Até então, estou gostando bastante. Não tem cheiro, dura 8 meses (ótimo custo benefício) e ainda protege d mosquito (aquele que transmite a dirofilariose, o verme do coração). Para ficar mais fácil identificar, seguem fotos da Seresto:

coleira-seresto-bravecto

E vamos que vamos, protegendo nossos cães 🙂

Abraço!

  1. Lu, valeu por compartlihar! Nós demos Bravecto pra Elba e está tudo bem 🙂 Daqui a três meses experimentaremos nela a Seresto. Realmente ficamos com muitas dúvidas e com medo de dar Bravecto pra Elba, mas está tudo bem com a nossa princesa.

    • Priscila

      março 31

      Eu dei Bravecto pra minha York que está gentante porque é indicado para cachorrinhas grávidas e lactantes,mas ela não para de vomitar e fazer cocô com sangue,as fezes dela sempre foi consistente…agora tá assim,morro de medo dela ter alguma coisa.

      • Ei Priscila, é importante que você a leve a um médico veterinário para avaliar se esses sintomas têm relação com o medicamento. Melhoras pra sua cachorrinha!

      • Mariela

        fevereiro 27

        Priscila dei pra minha pug tbm e os filhotes morreram na barriga com 46 dias de gestação

      • Tudo bom? o meu a sua cachorra melhorou? o meu poodley eu dei bravecto e começou a vomitar, estou preocupado

  2. […] que há pouco tempo falei aqui sobre a polêmica do Bravecto? Pra quem não lembra, só relembrar aqui. Depois disso tudo, como ninguém me apresentou uma certeza quando aos efeitos do Bravecto, eu […]

  3. Ana Carolina

    agosto 4

    Obrigada pelas dicas! Dei Bravecto pela primeira vez para minha cachorrinha há uns 10 dias e ela está sofrendo consequências de intoxicação… Vômitos e fezes com sangue… Inapetência… Enfim, estou muito decepcionada com o Bravecto. Adorei a ideia da coleira. Minha cachorrinha tem alergia a pulga e não pode jamais ser picada ! Espero que a coleira seja eficaz… Já usei tantas alternativas e que não deram certo. Obrigada!

    • Ei Ana, completei 6 meses de uso da Seresto e só tenho coisas boas a falar. Depois me diga o que achou. Um abraço!

      • Luciene França

        fevereiro 1

        Eu sempre dei bravecto para meu cão e ele nunca sentiu nada adverso, já é a terceira vez que dou p ele e Graças a Deus não sentiu nada, pelo contrário foi mto eficaz. A MG tem que corresponder com o peso do seu pet, mas cada caso é diferente , mas pretendo comprar a coleira pq o efeito é mais prolongado 8 meses.

    • Bom dia, tenho duas viralatinhas com quase 20 kg cada e a mais velha quase perdi por conta do Bravecto. Nunca mais. Desde Então, tenho medo dos medicamentos via oral.

    • Renata

      dezembro 9

      O meu cachorro tomou faz um mês e está como a sua? Ela melhorou?

    • Luciana

      janeiro 15

      O Vet do meu Golden indicou a detesto tb.Ele explicou que caso o Cão apresente alguma alergia é só tirar a coleira e pronto.Já o comprimido se houver alguma reação não tem o que fazer somente esperar o tempo para o organismo se recuperar.

    • Isabel

      setembro 18

      Meu lhasa fez alergia a essa coleira.
      Nunca tive problemas com Bravecto. Tenho 3 Goldens e dou a cada 4 meses para eles.

    • Wethya Galizi

      fevereiro 23

      Olá Ana
      Minha cachorrinha também é alérgica !
      Estou usando o simparic !!

  4. Monica

    agosto 21

    Oi Lu, tenho uma york, que esta com 2 anos, e sempre usei o Bravector, ela nunca teve nenhuma reação e também nunca vi um carrapato. Entretanto, mesmo com uso regular do Bravector ela se contaminou com a doença do carrapato. teve que fazer um tratamento longo com doxiclina o que foi muito oneroso, trabalhos e sofrido para ela. por fim adquiriu uma gastrite em decorrencia do antibiotico. Sou super chata e nunca gostei de ficar passeando com ela na rua. Crei que ela tenha se contaminado em algum pet shop, pois levava para banho semanalmente. Enfim, agora esta curada e não levo mais em pets. Li seu post e vi que voce esta usando a coleira seresto, gostaria de saber o que voce esta achando? Se reaslmente ela è eficaz? Agradeço sua atenção
    Um abraço Monica

    • Ei Mônica, tudo bem? Pois é, o Bravecto não impede a subida da pulga e do carrapato no cão, infelizmente 🙁 O remédio age através do contato do ectoparasita com o cão. Sobre a Seresto, estou gostando bastante! O Joca completou 6 meses de uso e não tive problemas. O custo benefício é ótimo, também! Caso queira, converse com o médico veterinário da sua York para ver a possibilidade de fazer uso da coleira. Espero que dê certo 🙂 Um Abraço!

    • Dayane

      abril 27

      Oi Mônica,
      Li seu depoimento e me identifiquei, estou com o mesmo problema. Qual foi o tratamento que foi utilizado para curar a gastrite? após administrar o medicamento pra a gastrite conseguiu dar continuidade com doxicilina?

  5. Danielle Silveira

    dezembro 6

    Olá boa tarde. Tenho um Shih Tzu de 3 anos e há quase três meses ele está usando a Seresto e digo que ela não funcionou pra ele. Ja achei de uma única vez 20 carrapatos nele. Além de usar a coleira faço o combate na minha casa. Não recomendo a Seresto. Estou pensando seriamente em comprar o Bravecto pra ele.

    • Ei Danielle, tudo bem? Já vi outras reclamações a respeito da Seresto. Realmente, uma alternativa que funciona num cão, às vezes não funciona em outro. Aqui em casa, estamos fazendo uso apenas da Seresto. Suspendi os medicamentos orais em janeiro de 2017. Até então, não encontrei pulgas ou carrapatos e acredito que a prevenção está sendo menos invasiva do que com medicamentos orais. Abraço!

    • Dayane

      janeiro 29

      Eu tbm tenho um shih tzu dei frontiline e não adiantou, o bravecto é exelente nossa se vc esta pensando em dar, der logo então. Na minha opinião eu acho que essa raça dar muito carrapato com mas facilidade deve ser do sangue deles, pq o outro q minha sogra tinha era a msm coisa. Nossa o bravecto foi uma mão na roda.

      • Marina

        dezembro 7

        Oi Dayane boa noite
        Vou comprar o bravecto pra minha Maltês na segunda,acredito que o bravecto é muitoooo bom,conheço muitos pets q tomam e falam só positivo dele,mas mesmo assim vim ver mais opniões,e vi alguns comentários negativos aqui q me deixou meio sei lá,o rémedio cumpriu mesmo oq promete na sua ?

    • Gislaine

      fevereiro 7

      Olá Danielle comigo aconteceu a mesma coisa, além de pegar vários carrapatos ficou com alergia no pescoço por causa da coleira e não estava apertada por conta disso não uso mais.
      Uso o Bravecto e acho muito bom nunca pegou nenhum carrapato e nem pulga.
      Uso a um ano e nunca fez mal pra minha Shitzu.

  6. Marina

    fevereiro 18

    Minha cadela ilhasa apso tomou bravecto e os carrapatos que estão nela estão todos mortos, foi indicação do veterinário. Por enquanto está tudo bem. Ja faz uns 2 meses.

    • Que bom, Marina! Aqui fazemos uso do Bravecto apenas no verão. Durante o ano, procuramos manter o protocolo com coleiras ou comprimidos mensais. Abraço!

      • Ana

        julho 11

        Temos um American staffordshire de três anos e sempre tomou Bravecto desde os quatro meses e nunca tivemos problemas com carrapatos ou pulgas e moramos numa região endêmica. Ele se dá super bem, recomendo.

  7. Kátia Tayer

    maio 15

    Tenho medo com relação ao uso do Bravecto, pois a Raica (minha Golden) quase morreu, chegando a pesar 17 kg por ter sido picada por carrapato e ser infectada por parasitas (babesiose, erliquiose e anaplasma) – só as 3.
    Hoje ela está bem, apesar desses parasitas terem provocado insuficiência renal nela. Tentei a Seresto, mas ela ficou sufocada, apresentando um quadro de alergia respiratória.
    Agora faço uso do Advantage Max3, mas não me sinto tranquila com relação ao controle de pulgas e carrapatos. Enfim, não sei o que fazer.

    • Ei Kátia, será que você não apertou muito a coleira? Pelas instruções, ela precisa ficar com folga de dois dedos. Aqui está dando certo! Esses remédios de pipeta, tipo Advantage, são bons. Eu já usei o Advocate e gostei bastante!

    • Lílian

      março 1

      Olá Kátia, no meu caso, minha Lhasa teve reação com o Advantage Max3, muita febre, desde então uso o Bravector, há mais de 2 anos, apesar de ficar preocupada com essa medicação por 3 meses no organismo da minha filha.

      • Carmen

        novembro 29

        Minha lhasa está com problema de fígado por causa do Bravecto!

  8. Tah

    junho 6

    Obrigada! Mto esclarecedor 🙂

  9. Krish

    junho 19

    Olá! Infelizmente não tive a mesma sorte com a Seresto. A minha Pinscher de 1 ano e 10 meses teve alergia da coleira… a região do pescoço ficou toda vermelha e com calombos enormes…

  10. Otavio

    julho 10

    Olá, tenho um Hasky, O Sven. Em janeiro de 2017 ofertei Bravecto para meu cão e os carrapatos e pulgas sumiram,(e olha que ele tava infestado como muitos) não houve nenhum problema. Estou verificando qual o período máximo de eficiência do medicamento, já fazem 6 meses e o remédio continua eficiente, apesar de o fabricante anunciar apenas 12 semanas. Aconselho vocês a verificar também o tempo de eficiência em seus cães, evitando assim, super dosagem (talvez, esse seja o problema).

    • Ei Otavio, na última que vez que ofereci ao meu cão não segui o protocolo que o fabricante fala (12 semanas ou 3 meses). Deixei uns 5/6 meses e ele ficou muito protegido. Acredito muito nessa observação clínica do animal, para não sobrecarregar. Atualmente meus cães não fazem uso de medicamento oral. Apenas coleira. Abraço!

    • Cida

      novembro 15

      Oi Otávio, aqui em casa são cinco cachorros e, como tenho um terreno com plantas e terra, a infestação no verão é grande. Mas só dou o bravecto quando surgem indícios de carrapato e isso demora mais de um ano. Tenho medo desses medicamentos, mas já tentei de tudo e nada adiantou…

    • Lilian

      junho 29

      Sempre usei o Bravecto e nossa labrador Pinga nunca teve nada. Como já perdi 3 cachorros por causa da doença do carrapato, sou histérica de medo deles. Por causa da polêmica sobre o Bravecto, perguntei à minha veterinária o wue fazer. Abaixo a resposta dela: “Bom dia ! Existe esse estudo mas até hoje não vi nenhum caso. Eu tenho recomendado o bravecto a cada 5 meses pq ele é muito eficiente. Se encontrar algum carrapato nela volte para cada 3 meses. Eu dou assim pras minhas e elas não pegam nada”. Achei a resposta super sensata e vou fazer isso. Talvez no verão eu diminua o intervalo.

      • Ei Lilian, muitas pessoas têm feito isso mesmo, dado o medicamento com um espaço maior. O ideal é você sempre seguir de acordo com a sua região. Aqui em São Paulo, onde moro, não temos tantos casos de alta incidência de carrapatos e pulgas, por conta do clima. Mas se onde você mora for região endêmica, realmente é melhor lançar mão do medicamento que o veterinário indicar e que der certo com seu bichinho. Abraço!

  11. Michelle

    julho 10

    Posso usar os dois simultaneamente? Bravecto e seresto

    • Ei Michelle, o uso dos dois concomitantemente pode causar sobrecarga. Temos que lembrar que são remédios pesticidas, então precisamos usar com cautela. O uso de um dos dois já trará bastante proteção ao animal.

    • Patricia

      julho 24

      Ver as reações e efeitos colaterais do Bravecto através da comunidade Does Bravecto Kill Dogs?Não recomendo bravecto.O meu cachorro morreu após da ingestão desse medicamento e teve os mesmos sintomas dos outros relatados pela comunidade no facebook.Por favor acesse a comunidade Does bravecto kill dogs?

    • Luiz

      janeiro 15

      Queria saber isso !!!!

  12. Fabiana

    agosto 21

    Esse bravecto é um veneno minha labradora super saudável está super mal desde que tomou esse remédio! Vomito, ânsia o tempo todo, en três dias estive duas vezes no veterinário, que arrependimento! Que sentimento de culpa por ter dado essa porcaria a ela! Não imaginava que era tão perigoso..a veterinária na loja que comprei não informou esses efeitos colaterais, que agora pesquisando vi que são muito comuns, estou muito chateada.

  13. Marcelo Guedes

    agosto 23

    Tenho usado com muito sucesso o Simparic para combater carrapatos, pulgas e sarnas. Ele é similar ao Bravecto e Nexgard na forma de comprimido oral. Nos meus quatro câes de tamanhos e raças diferentes tem durado quatro meses sem esses parasitas.
    Por falar nisso, alguém de vocês tem usado o Simparic? Ele é do Laboratório Zoetis.

    • Isa Serra

      maio 8

      Olá… Eu uso o Simparic nos meus dois Shar pei. O Theo tem um ano e 7 meses (tem Leish muuuuuito controlada) e a Lunna, de 7 meses. Procuro dar o Simparic para o Theo, de 50/50 dias pelo medo da grande carga do medicamento no fígado/rins, por causa da Leish. Nunca havia acontecido nada com ele, mas ontem ele vomitou . Não sei se tem alguma coisa interligada, mas fiquei alerta. Já a Lunna, depois que colocou a Scalibor passou a se coçar muito; acontece que na mesma época tomou o Simparic, mas coloquei a culpa na coleira. Fui ao vet , ele examinaram o pescoço e disseram que não havia nada. Dei banho com 10 gotas de violeta genciana no shampoo e ela melhorou. Mas depois de ler todos os depoimentos, aqui, estou ligando alguns fatos… minha bebê se coçou bastante após a ingestão do Simparic, ontem. Vou levá-la, amanhã, para tomar a segunda dose da vacina contra a Leish e conversar isso com os veterinários da clínica onde é atendida.

  14. Fábio Tavares

    agosto 24

    Muito legal o artigo!
    Mas fiquei com uma dúvida. Tenho duas cachorras, uma de pequeno porte e outra de médio. As duas vivem brincando e se mordendo, caso eu coloque a coleira Seresto nelas e elas acabarem mordendo, tem algum perigo?

    • Sim, pode ser tóxico. Se elas brincam assim, o ideal é que você faça uso de repelente em comprimido mesmo, ou algum repelente natural. Abraço!

  15. Carine

    setembro 2

    Crio cachorros a 20 anos e nunca tinha passado pela doença maldita do carrapato, infelizmente tive um cão idoso que veio a óbito a dois dias. Tenho outro cão, que no dia seguinte a morte do amigo apareceu dois carrapato, usava a coleira nos dois e de nada resolveu, já tinha usado bravecto e pra mim foi o melhor, mais aprendi que mesmo com todos os melhores remédios, se o carrapato morder e tiver infectado, a doença passa pra seu cãozinho, fiquei horrorizada com isso. Então hoje faço o ciclo de limpeza no ambiente e no cão. A primavera já está perto e estou neurótica, só quem tevê um cão com Erlichia que sabe o sofrimento, tanto para o cão, quanto para o seu bolso, remédios caríssimos e se seu cão for idoso ou filhote, muito difícil escapar. Antes era completamente natureba, hoje sei como é doloroso perder seu cão por causa de um predador tão pequeno.

  16. Dora

    setembro 2

    Boa noite, dei Bravecto aos meus cães, Dimmy e Pity eles não tiveram nenhuma reação negativa, depoi dessa reportagem estou pensando em mudar para Sereto.
    Obrigada, parabéns pelo grupo.

  17. Magna Cely

    outubro 5

    Olá Luciana. ja sofri muito devido infestações de carrapato na minha casa. Logo por ser uma região endêmica, vizinha de terreno que ja foi uma vagaria, e por ter muita tralha de meu pai no quintal, onde 2 deles são cães de guarda. Nós usávamos de tudo no ambiente, pulverizações constantes, vendo a hora a gente adquirir câncer de tanto q usávamos veneno. Qndo vacilarmos ( esquecia) por uns 10 dias chegava a contaminar ate a casa. Meus cães usavam coleiras anti parasitas e pipeta da frontline , mas não dava conta, fora shampoos específicos etc. Ate q surgiu o bendido bravecto, ate já estava sem esperança . E devido a relatos de quem usou resolvi experimentar. Nossa melhor do q eu esperava. Tão bom q fico c medo de fazer mal a eles qnto ao tempo e vida deles (dos dogs). Uso há 3 anos, eles nunca tiveram nenhuma reação. E melhor de tudo. Diz q dura 3 meses, mas chega a durar mais de 8 meses. Só dou novamente qndo vejo q esta perdendo o efeito. Qndo começa aparecer os primeiros carrapatos. Justamente para não sobrecarregar o organismo (fígado). Acredito q ate possa fazer mal a qm usa de forma exagerada, ou quem não espera acabar o efeito. Sei q deve variar de cães para cães , ou de ambiente em q vivem. Mas acho q seria bom esperar. O q vc acha? Concluindo, eu amo Bravecto! Com vontade de testar o simparic , mas c medo de me arrepender e jogar o dinheiro fora, comparando ao bravecto. Obrigada!

    • Ei Magna, nunca usei o Simparic, mas alguns amigos que usaram, reclamaram do produto, pois os cães passaram mal. Se está dando certo o Bravecto, melhor continuar fazendo uso dele, sempre com acompanhamento médico. Abraço!

    • Marcos Frank

      março 1

      Bom dia Sra. Magna Cely !
      Eu dou para minha cadelinha o BRAVECTO é isso a uns 3 anos e a cadelinha do meu cunhado também .
      Nunca tivemos problema algum em relação ao organismo. O veterinário não gosta muito do BRAVECTO, por ser muito forte .
      Ele indicou que dessemos o Simparic.
      Então eu faço uso alternado . Após 3 meses do BRAVECTO , uso o simparic que dura em 3 doses que duram 3 mês e depois retorno ao BRAVECTO.
      A questão é que, o simpático é muito bom também e eu indico . Só que minha cadelinha vinha a muito tempo tendo problemas de pele, ela se cocçava muito .cheguei a usar todos os tipos de shampoos caríssimos e não resolvia e até ração especial carissimas também, para cães que supostamente tenham alergia a algum alimento e nada resolvia .
      Foi ai que conheci o barbeiro e ele é eficiente de mais nessa área dermatológica . Sumiram as coceiras.
      Então , se o seu Pet não tiver problema de pele, o simparic e aconselhável . Ele é eficaz também .
      O BRAVECTO é muito forte e só dou por esse motivo .Mas, tenho certo receio em relação a problemas no fígado ou rins.

  18. Carine

    outubro 30

    Mesmo com todos esses comentários aqui eu comprei o Bravecto e dei ao meu idoso filho… Minha casa estava infestada de carrapato e não aguentava mais aquele cheiro de bolfo aquele pó fedido que não adianta nada… Então depois de 1 dia após a aplicação percebi que sumiram e hoje ao banho todos que estavam no pelo estavam mortos. Graças à Deus não aconteceu nada com ele e adeus problema!

  19. Aline Jung Welter

    novembro 18

    A minha cachorra tomou Bravecto há duas semanas, mas ela se coça muito, mas não consigo achar pulgas nela. Alguém pode me dizer o que pode ser? Obrigada.

    • Olá Aline. O ideal é que você a leve a algum médico para avaliar possível efeito colateral. Abraço!

  20. Flavia

    novembro 27

    Tenho uma golden de 2 anos e em agosto de 2016 dei pra ela o bravecto e só agora começou a aparecer novamente carrapatos nela , dei novamente o comprimido e não ocorreu nada de errado com ela . O uso de remédios tópicos não são eficazes pra ela e penso que o carrapato pode causar muito mais problemas que o bravecto

    • Ei Flávia, acredito que a melhor opção sempre será aquela que fizer bem à saúde do seu animal, conforme orientação médica. Se ela não tem apresentado efeitos colaterais ao medicamento e os exames estão apresentando tudo dentro da normalidade, então não há necessidade de mudar. Abraço!

  21. David

    dezembro 18

    Olá pessoal, fiz o uso do bravecto na minha husk siberiano e estou muito satisfeito com o resultado, a mais de 6 meses sem encontrar parasitas nela, recomendo, lembrando que ela não apresentou nenhuma reação ao tomar o medicamento…abraços!

  22. Bárbara

    dezembro 18

    Olá,
    Gostaria de deixar meu relato sobre os produtos que já utilizei e o que mais me adaptei, principalmente pelo custo-beneficio foi o Frontline PLUS. Tenho uma golden e uma vira lata peluda e em ambas o resultado foi muito satisfatório. Esse Frontline também mata as pulgas do local, como se onde o animal deitasse passasse um pouco do remédio para o ambiente e a ação também é por 3 meses. Minha Golden é super alérgica e tem dermatites agudas e nunca tive problemas com o Frontline PLUS. Outro detalhe é que ela teve alergia a 2 coleiras dessas, uma era a scalibour e a outra nã me recordo. Vale a pena testar.

  23. Cinthia

    dezembro 21

    Ola!
    Uso nos meus bbs simparic minha falou para eu mudar para o seresto mas não encontrei resposta. Ele tambem ajuda a proteger da sarna?

    • Ei Cinthia! Sarna é um problema de pele. O Simparic, até onde sei, ajuda no tratamento de sarna, e também tem o efeito repelente. A Seresto é uma coleira repelente, apenas. Ela repele carrapato, pulgas e mosquitos que transmitem a Dirofilariose. Abraço!

  24. Adilson Barros

    dezembro 22

    Dei bravecto ao meu yorkshire de 4 anos e ele também não teve complicações. Dei em maio e só agora apareceu apenas um carrapato. Acho que cada caso é um caso. As vezes o remédio funciona em um e em outros não.

    • Sim. Aqui estamos optando por meios mais naturais de prevenção, como o repelente de Citronela ou de Neem. O ideal é sempre estar avaliando a saúde do animal. Abraço!

  25. Tallyta

    dezembro 29

    Oi, posso dar Bravecto pro meu Labrador de 2 meses? E se eu puder, qual dose eu dou? Eu dou o para cães de 2 a 4,5 kg ou dou de acordo o porte do animal?

  26. Carolina

    janeiro 17

    Uso o Bravecto para o controle da sarna demodécica. Apesar de não ser indicado para isso, tem apresentado resultados ótimos para o meu cachorro. Em 2 anos que dou a ele, num mais a sarna se manifestou. Não tenho queixa.
    Antes usava o Evolution que tb é repelente. Nenhuma reclamação tb. Meu cachorro é um Bulldog Inglês, 3 anos e 28kg.

  27. Raphael Nister

    janeiro 20

    Olá, sempre usei o Nexgard, e dois meses atrás dei o Bravecto ao meu Shih-tzu de 3 anos, até o momento não ocorreu nenhum problema com a medicação, pois agora fiquei preocupado com o pessoal reclamando do remédio e falando até mesmo em morte do animal, pensando seriamente em trocar por essa coleira. Muito obrigado pelo post. ✌️

  28. Luciane

    janeiro 27

    Já utilizo bravecto no Mei meu shitzu de 3 anos e meio desde que ele tinha 1 ano e nunca teve problemas . Recomendo.

  29. Carlos

    fevereiro 11

    Pessoal, existe uma diferença enorme entre tratamento do animal infectado e do uso de determinadas alternativas, como a seresto, que são repelentes.

  30. ANA LUCIA DE A OLIVEIRA

    março 13

    EU TENHO UM SHITZU DE 2 ANOS E ELE TOMA BRAVECTO DESDE OS 3 MESES E ATÉ AGORA NÃO TEVE PROBLEMA NENHUM EU ACHO ESSE MEDICAMENTO EXCELENTE.

  31. Felipe

    março 15

    JÁ USEI DIVERSOS PRODUTOS, AGORA USO O BRAVECTO NA MINHA YORKIE FAZ 1 ANO E É MUITO EFICAZ, ESTÁ DURANDO ATÉ MAIS QUE O PRAZO DE 12 SEMANAS DO FABRICANTE. ACHO QUE ALGUNS ANIMAIS TEM UMA SENSIBILIDADE AO PRINCÍPIO ATIVO, POR ISSO AS REAÇÕES ADVERSAS RELATADAS. EU RECOMENDO O BRAVECTO.

  32. Vanessa

    junho 8

    Olá, pessoal!
    Dei o bravecto pra minha vira-lata de seis meses por indicação do meu vet. Ela tem alergia a insetos e achamos melhor prevenir ao menos as pulgas e carrapatos. Porém, agora, ela está com diarréia e um pouco quietinha. Lendo os comentários fiquei assustada!

    • Ei Vanessa, a reação pode ser algo normal do medicamento (o ideal é sempre ler a bula para ver as reações adversas). Também é importante que você passe para o médico a reação dela ao medicamento. Talvez seja o caso dele prescrever outro remédio ou coleira para essa proteção. Melhoras pra sua doguinha!

  33. Adriana Gonçalves

    junho 14

    Meu cachorro é um labrador e nunca havia tomado o bravecto, no dia seguinte ele acordou vomitando. Está com a carinha triste e querendo beber muita água. Me arrependi de ter dado esse medicamento a ele.

    • Ei Adriana, esse tipo de reação pode acontecer. Há uma grande variedade de medicamentos, mas alguns podem não fazer tão bem. Por isso que é sempre importante que a escolha do medicamento seja feita junto com um Médico Veterinário. Sugiro que leve-o para avaliação médica para tratar esse mal estar. Depois, vejo com o médico qual medicamento será melhor pro seu pet. Abraço e melhoras pra ele!

  34. […] mais de um ano eu fiz um post sobre o Bravecto e uma polêmica que estava rolando na internet (leia aqui). Cheguei até a fazer parte de um grupo no Facebook que discute o assunto, traz relatos de casos e […]

  35. Cintia

    outubro 10

    Importante lembrar também que a leishmaniose, que pode ser fatal, também é transmitida por picada de mosquito, que o Seresto protege!! 🙂
    Eu estava usando Bravecto em um dos meus cães que tem sarna demodécica. A cada crise, basta um comprimido e ele fica perfeito. Foram apenas 2 crises até hoje, ainda bem. Me disseram que o Simparic também atua na sarna. Como ele fica na terra, fica difícil um outro tratamento.
    Uma amiga acabou de me dizer que deu o Bravecto pra cachorra dela por 4 vezes, a cada 6 meses, e na quarta vez ela teve uma intoxicação aguda e o veterinário não descobria do que era, até que ela comentou que havia dado o bravecto.
    Alguém poderia me dar uma outra solução para a sarna dele?? Pq agora estou com medo rsrsrs

  36. Lia Leitao

    outubro 17

    Tentei a qcoleira Seresto e foi um terror, minha cadelinha quase morre intoxicada com a coleira, o pescoço começou a inchar bastante, tirei a coleira e lavei com sabao neutro e agua, mas nem assim melhorou, ela teve que tomar remedio para alergia, foi um susto tremendo, resultado comprei duas coleiras serestos por 200 reais, nao pide usar nenhuma, pq ela nao poderia ter contato com o irmão que estava usando. A bayer foi super fria, quando liguei para protocolar o ocorrido! Um horror!

  37. Regina

    outubro 27

    Eu nunca tinha ouvido falar do Bravecto até a semana passada, quando levei minha cachorrinha yorkshire de 15 anos e meio a uma nova veterinária, na cidade onde estou morando há 3 meses. Ela deu boas recomendações sobre o medicamento, e eu já estava decidida a comprar. Mas enquanto terminavam o banho e tosa, acessei a internet e verifiquei o registro de óbitos atribuídos ao Bravecto no site Reclame Aqui. Como minha cachorrinha já tem idade avancada, desisti da compra e comprei o Revolution da Bayer. É um produto de pipeta, o qual utilizo com excelente resultado desde que ela é bebê. Minha cachorra apresentou alergia usando produtos similares. Mas o Revolution é efeciente e nunca resultou em efeitos colaterais.

  38. Temos 3 pastores alemães. Vivemos numa ilha particular e os cachorros não tem contato com outros de fora. Muito raramente levamos para a vila e nunca para passear. O problema é que aqui (sul da Bahia) há carrapatos de monte. Perdemos um lindo Akita para estes insetos malditos. Ministramos Bravecto há pelo menos uns 4 ou 5 anos para os filhos e nunca vimos efeito colateral algum. Não podemos dizer a prazo maior, obviamente. Não acreditamos ao 100% nos efeitos maléficos do Bravecto a longo prazo, mas como os demais não podemos garantir. Vamos experimentar o Simparic sob conselho da vet. Mas já de antemão estamos sendo avisados que o efeito é de menor duração. Eventualmente tentaremos proceder como vários interlocutores aqui apontam : espaçar o uso do medicamento por mais tempo e ministrar quando a gente verifica a necessidade. Até agora vinham dando regularmente o Bravecto a cada 3 meses.

  39. Laura Koch

    dezembro 16

    Minha cadelinha usou 2x essa coleira e qdo fiz um check up nela o fígado está sobrecarregado. Na verdade todo e qualquer remédio para pulgas e carrapatos vão sobrecarregar o fígado, mas temos que pesar a questão das doenças transmitidas por esses parasitas e os malefícios dos medicamentos. Tenho usado tinturas de ervas no outono, inverno e primavera, e no verão procuro alternativas não tão agressivas. Penso que as colocadas na pele agridem menos o fígado por serem absorvidas em menores partes que um comprimido, mas posso estar errada, pois também pode ser uma dosagem maior na pele para ter a eficácia

  40. Dalmácio Irapuan Santos

    janeiro 31

    Olá, Luciana!
    Acabei de ler o seu “post” sobre as experiências com o Bravecto e a coleira Seresto. Gostei!
    Em casa, temos um Lhasa Apso e uma Shih Tzu (começaram a usar com idade de 6 anos). Usamos o BRAVECTO neles por 4 anos sem problema algum. Tipo, ausência de apetite, sonolência, hiperatividade, anemia e coisa afins…
    Para os nossos “pets”, o custo benefício foi excelente. A aplicação, via oral, durava em média 8 meses. Neste período, percebemos total ausência de parasitas (carapatos, piolhos e pulgas).
    Por fim, estamos há um ano sem usar o Bravecto. De uns 3 meses para cá, passamos a usar a “melaleuca”, mas sem assiduidade recomendada. Hoje, após o passeio matinal do “Sócrates” (Lhasa Apso), minha esposa retirou uns 40 a 50 parasitas (carrapatos e piolhos). Depois dessa, estamos pensando em retornar ao Bravecto.

    OBS: Perdoem-me se parece crítica. Não é! Mas, os problemas apresentados aqui sobre o Bravecto. Todos, têm como pano de fundo, algum problema congênito (é uma alergia, uma intolerância ou algo do tipo). O certo, parece-me, é que alguns animais apresentam efeitos colaterais, outros não. Acho que depende da sorte. Até agora, eu tive sorte, Graças a Deus!, com os meus cães.

    • admin

      dezembro 3

      Olá! A avaliação do melhor medicamento pro seu cão deve ser feito pelo seu médico veterinário de confiança. Conhecemos muitos tutores que oferecem Bravecto e nunca tiveram problemas. Abraço!

  41. sabrina

    fevereiro 4

    Olá , gostaria de saber se essa coleira é toxica caso o cão coma. Por que o meu labrador é terrível e tenho medo dele tirar e comer enquanto não estamos vendo. Outra coisa ela deixa a barriga do cão escura como a scalibor. Eu tenho feito o uso do simparic por medo de usar o bravecto.

    • admin

      dezembro 3

      Sabrina, de fato, não é ideal que morda a coleira. Isso, inclusive, está indicado na bula.

  42. Lucimeire

    julho 2

    Dei Bravecto para meu shih tzu Tobias durante 2 anos mais ou menos. Dava no intervalo de 6 meses, sempre que via os primeiros carrapatos aparecendo. O Tobias tinha pavor desse remédio. Não comia nem quando amassávamos e colocávamos na carne. Durante esses anos, tinha vezes que ele ficava muito tempo sem se alimentar, não queria comer ração e as vezes não comia nem patê. Diminuiu as brincadeiras. Achávamos que era porque estava ficando mais velho, agora com 5 anos. Nessas vezes que ele ficava muito tempo sem comer acabava vomitando de manhã ou no final da tarde, ficava ruim durante o dia. Nunca tínhamos associado esse comportamento ao Bravecto. Levávamos no veterinário e eles diziam que o vômito era porque ele ficava muito tempo sem comer.

    Um dia começaram os primeiros carrapatos e logo dei o Bravecto. A partir desse dia o Tobias ficou muito ruim, prostrado, parou de comer, parou de brincar, ficou com febre, só ficava deitado, chegou ao ponto de acharmos que ele não ia aguentar. Ele desenvolveu uma gastrite séria e uma inflamação na vesícula. Todos os veterinários falaram que não tinha a ver com o Bravecto, mas tenho certeza que foi esse remédio que levou a isso durante os anos. Eu penso que pode ter sobrecarregado muito o organismo dele, e a cada vez que dávamos, mais mal fazia.

    Felizmente, depois de vários meses dando 6 remédios diferentes durante o dia para o Tobias, ele melhorou. Agora está comendo ração, brincando muito e nunca mais vomitou de novo. Não achei outro remédio tão eficaz contra os carrapatos quanto o Bravecto. Estou há mais ou menos 1 mês usando a coleira Seresto, mas ainda encontro carrapatos nele. Parei até de passear com ele, mas mesmo assim, por ter muito cachorro em minha rua, é muito difícil controlar.

    Enfim, cheguei aqui procurando uma outra opção que não seja o Bravecto e decidi contar o que aconteceu conosco para alertar outras pessoas. Pode ser algo que o Tobias já tinha e quando tomou o Bravecto isso acabou agravando a situação dele? Pode. Mesmo as veterinárias falando que não teve nada a ver. Mas depois desse aperto, nunca mais dou esse remédio para o Tobias de novo.

  43. Tami

    julho 29

    Sempre dou Bravecto para meu cachorro e ele nunca teve nada, e digo isso com propriedade, pois faço exames de checkup regularmente nele (1x a 2x por ano). É interessante falar que se a pessoa descobriu que o fígado do cachorro teve problema, “após a administração”, será que ele já não era existente antes do Bravecto? É muito difícil acharmos donos que se preocupem com seu animal precocemente e que façam exames regularmente. Então fica muito fácil julgar um medicamento de anos de estudo, por conta da negligência do próprio dono..

  44. Andresa

    setembro 3

    Meu cachorro tem problema renal, ele pode usar nexgard?

    • admin

      dezembro 3

      Ei Andresa, algumas medicações são restritas para cães com doença renal. Sugiro procurar a orientação de um médico veterinário.

  45. DANIELLISON BARBOSA

    outubro 24

    Alguém já usou a coleira da bayer Kiltix,algum feedback?

  46. Dei bravecto pro meu Thor, e ele está com dificuldades de respirar, falta de apetite. Olha que ele esganado pra comer. Não vomitou, mas sinto que tem enjoos, diarreia, cólicas , e salivação. Nem parece meu labrador, brincalhão. Olha nunca mas eu dou esse veneno pra ele

  47. Ana

    julho 11

    Temos um American staffordshire de três anos e sempre tomou Bravecto desde os quatro meses e nunca tivemos problemas com carrapatos ou pulgas e moramos numa região endêmica. Ele se dá super bem, recomendo.

  48. Gláucia

    agosto 28

    Moramos em sitio aqui no Ceará, meu cachorro usou a seresto que foi eficaz por apenas 3 meses, depois começamos a encontrar carrapatos nele. Então dei pra ele bravecto que tbm funcionou por até um pouco mais de 3 meses, ele agora está com micose na pele e não sei se dou outra vez bravecto ou mudo pro simparic. Ele está em uso de vermifugo tbm. O que vc sugere?

    • Luciana Carraretto

      setembro 1

      Olá Gláucia, tudo bem? Acredito que o ideal será você conversar com um(a) médico veterinário(a) a respeito, em especial pelas alterações de pele que, acredito, precisarão de tratamento adequado. Abraço!

  49. Javson

    setembro 1

    Olá. Fiz uso do Bravecto em meus caes. Comprei o Bravesto para o maior cão e fracionei. Moro num chacara e 2 dos 5 cães ficam dentro de casa por serem poodles. Dizem que o Bravecto é para 3 meses. Nos meus, 12 meses depois ainda não havia parasita algum. Então usei o Nextgard e após uns 5 meses o Simparic. O Bravecto deve ser um daqueles venenos que deve ser usado como eu usei. Imagina só nosso cachorrinho se alimentar de ração, que as propagandas tentam nos convencer que são saudáveis, mas que na verdade são cheias de quimica pra durar nos sacos e não estragar, e ainda receber uma dosagem trimestral de uma droga feito o Bravecto? Se o pet estiver debilitado ou tiver alguma predisposição que não saibamos, certamente vai acontecer o pior. Eu e minha esposa fizemos assim. Dou ração aos meus, porém dou arroz pra cachorro também. Dou traços de carne quando estou limpando ela. Alguém me disse pra não dar. Ora, se dar carne faz mal como alguns dizem, imagina ração cheia de toxicos e quimica? Pelo amor de Deus não sejamos ingenuos. Acredito que não devemos dar SÓ ração a nossos cães, nem doses trimestrais do veneno bravecto, e além de tudo fracionar. Depois do uso do Bravecto o local acaba sendo limpo em partes, pois o parasita que subir no pet, morre, onde ele deitar mata os que subirem. Foi o que aconteceu na minha casa.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *