Vermifugação em Cães

agosto 17
2 Comments

Hoje em dia há uma quantidade enorme de vermífugos para cães à venda em Pet Shops. Mas é muito importante que você fique atento e não compre qualquer um sem consultar um Médico Veterinário. Muitas vezes, o barato pode sair caro!

Tanto os cães quanto os gatos estão propensos a contrair parasitas no ambiente. Esses parasitas são os vermes que acometem principalmente o sistema gastrointestinal (estômago e intestinos), mas também podem se localizar em outros órgãos importantes, como o coração. Para dar um vermífugo para o seu cachorro, antes de qualquer coisa é importante que consulte o Médico Veterinário de sua confiança, para que ele defina qual é o melhor protocolo para o seu cachorro.

É importante saber que as larvas dos vermes migram pelo organismo do cachorro e vão acabar chegando ao intestino em tempos diferentes (isso vai depender do tipo de verme pelo qual o cachorro foi parasitado) e desta forma, ocorrerá uma nova infestação. Além disso, ainda existem as larvas e ovos que estão no ambiente contaminado, favorecendo que o animal se infecte novamente em outro momento.

Portanto, é necessário fazer a dose de reforço e manter a prevenção sempre! Existem protocolos de vermifugação diferentes, dependendo do tipo de parasita que o cachorro esteja apresentando. Mas como é melhor prevenir do que remediar, o ideal é que se mantenha uma vermifugação anual, que deve ser orientada pelo médico. Mas, no mínimo, duas vezes por ano o cachorro deve ser vermifugado.

Existem hoje vários tipo de vermífugo para cães, mas eles não são iguais e você deve estar atento a isso (são várias bases de princípios ativos, como Praziquantel, Febantel, Pamoato de Pirantel, Milbemicina, Ivervectina).

Portanto, o melhor vermífugo para cães é aquele que consegue combater um maior número de tipos de vermes “chatos” (cestoides), redondos (nematoides) e ainda protozoários, como a Giárdia.

Consulte o Médico Veterinário para obter a prescrição do melhor vermífugo para o seu cão.

Escrito por Dr. Márcio Becacici, Médico Veterinário na Clínica Veterinária Centro Vet (Vitória/ES).

Márcio Becacici

Dr. Márcio Becacici (CRMV/ES 1033) é Médico Veterinário graduado em 2007 na Universidade de Vila Velha (UVV). Especialista em Clínica Médica e Cirúrgica de pequenos animais pela Universidade Paulista UNIP (2008-2010). Especialista em anestesiologia veterinária pela Faculdade de Jaguariúna-FAJ (2013-2015).

  1. […] no prazo correto e com vermífugos de amplo espectro (fizemos um post sobre vermifugação. Leia aqui), o uso de repelentes e coleiras específicas para isso são indicados. Aqui em casa, eu uso o […]

  2. […] Tá, Lu. Mas e aí? O que a gente pode fazer a respeito? Num outro post, o médico veterinário dos meus cães escreveu sobre vermifugação. Você consegue acessar o posto aqui. […]

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *