Por uma boa causa…

junho 20
No comments yet

É desafiador o trabalho de quem recolhe animais todos os dias das ruas, nas mais diversas condições de saúde. Abandonados, maltratados, muitos destes cães sobrevivem graças à atuação incansável de voluntários que dedicam o seu tempo livre (ou mesmo o seu dia todo) para o resgate, cuidado e destinação à adoção de animais. Se você se identifica com essa causa, mas nunca parou para pensar nas possibilidades de ajudá-los, saiba que há inúmeras formas (muitas super simples) de ajudar abrigos e ONGs a se manterem vivas.

As causas sociais nem sempre são bem compreendidas pelas pessoas. Seja pela forma falha como são divulgadas, seja pelo certo “radicalismo” com que militantes destas causas abordam o assunto. Certo é que poderíamos ter uma quantidade muito maior de pessoas engajadas em projetos sociais, em especial os destinados ao resgate de animais abandonados.

Na verdade, percebemos que há, sim, bastante interesse em ajudar abrigos e pessoas que se dedicam a salvar e cuidar destes animais até que alguém os adote (o que nem sempre ocorre).

Ok! Nem todos dispõem de recursos para manter os custos de um animal. Inclusive, há vários obstáculos para que um animal seja finalmente adotado. Porém, há inúmeras formas de ajudar, além da adoção e, acredite: muita gente não sabe disso.

Um artigo bem legal do Barkpost apontas 12 (simples) formas de colaborar com estas ONGs e entidades autônomas, dentre elas: usar seu carro para ajudar a transportar os animais ao médico; oferecer ajuda com divulgação na internet, com conserto e reformas, como voluntário para limpeza do local.

O fotógrafo Beto Morais, por exemplo, montou um projeto chamado Pet Angel’s, através do qual fotografou a rotina dos voluntários do abrigo Patinhas Carentes. Foi uma forma encontrada por ele, através de uma habilidade que possui, de divulgar o trabalho do grupo que atua na cidade de Vitória/ES. São dele as fotos que usamos na chamada do post, e as outras fotos você pode ver aqui.

É bem legal observar que um maior número de pessoas tem se identificado com esta causa e procurado doar alimentos e ajudar, de alguma forma, ainda que apenas com a divulgação. Esta semana temos acompanhado o fortíssimo movimento Stop Yulin, que tem se propagado e ganhado adesão das pessoas na assinatura de um manifesto contra a prática “cultural” existente na China, que acontece todos os anos, onde mais de 10.000 cães são mortos de forma muito cruel (ainda vivos). Você pode assinar a petição aqui.

Listei abaixo algumas (são muiiitas) das entidades espalhadas pelo Brasil que sobrevivem a partir de doações.

 

ESTADO INSTITUIÇÃO PROTETORA
TODO O PAÍS Cachorros invisíveisProcure 1 amigoEu me perdiBicharia
ACRE Maura Akino
ALAGOAS NEAFA
AMAPÁ Projeto Viralata
AMAZONAS PATA Manaus
BAHIA ABPA
CEARÁ Abrigo São LázaroLar Temporário São Francisco
DISTRITO FEDERAL Save PetsSalvando VidasAugusto Abrigo
ESPÍRITO SANTO AuaufanatoPatinhas Carentes
GOIÁS ASPAANAssociação Protetora de Caldas Novas
MARANHÃO Procure 1 amigoAMADA
MATO GROSSO OPAM
MATO GROSSO DO SUL Fiel AmigoAbrigo dos Bichos
MINAS GERAIS Sociedade Mineira ProtetoraProjeto animais de rua BH
PARÁ Patinhas em ação
PARAÍBA Amigos dos Animais AbandonadosPinda Animal
PARANÁ Abrigo Animal de CascavelAmigo AnimalEu quero ajudarCãopanheiro Curitiba
PERNAMBUCO PetPE
PIAUÍ APIPA
RIO DE JANEIRO Ampara AnimalSozed
RIO GRANDE DO NORTE Amimais
RIO GRANDE DO SUL Bicho de ruaAbrigo Santo ExpeditoSOAMA
RONDÔNIA Amigo de Patas
RORAIMA Grupo de Proteção aos Animais
SANTA CATARINA Abrigo AnimalViva BichoAssociação Amor Animal
SÃO PAULO Ampara AnimalAmigos de São FranciscoAssociação Amigos dos Animais de CampinasAdote um focinho
SERGIPE Associação São Francisco de Assis
TOCANTINS GurupiAus e Miaus

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *