Otite: como identificar?

setembro 28
No comments yet

Quem nunca ouviu falar da famosa Otite? Pois é, uma doença muito comum em cães de orelhas longas e fechadas, mas que pode ser evitada se tivermos os devidos cuidados. E isso não é difícil de fazer. Saiba como identificar o problema e também preveni-lo.

Os sintomas mais comuns da Otite são: cabeça sendo sacudida em excesso, coceira intensa, vermelhidão, machucados na orelha, cera em excesso ou secreção amarelada, cheiro forte. Ocorre que a Otite pode ser bem leve, ou muito forte. Meu cão, o Oliver, já teve Otite, mas ele apresentou apenas dois desses sintomas que mencionei: balançava muito a cabeça e coçava. Porém, não apresentava cheiro forte, vermelhidão ou secreção.

A Otite do Oliver foi causada por um conjunto alérgico, mas alergia é apenas uma das causas. Esta doença se desenvolve pela proliferação descontrolada de ácaros, fungos e bactérias, e pode ter como agravante o impacto de um agente externo ou mesmo a predisposição genética.

É muito importante estar atento à presença da Otite e isso ocorre com uma manutenção da limpeza dos ouvidos dos nossos amigos. A Otite, se não tratada corretamente, pode atingir partes internas do conduto auditivo e resultar na perda da audição do cão.

exame-de-otite-620x413

Como prevenir?

O ideal é limpar o ouvido uma vez por semana, ou num período indicado pelo Médico Veterinário, e para isso você deve se valer de um algodão e um bom produto. Umedeça levemente o algodão e limpe apenas a parte mais externa do ouvido. Não insira o algodão na parte interna, nem mesmo se utilize de cotonetes para tanto. Você pode causar um dano irreparável. Quando limpei pela primeira vez o ouvido do Oliver eu assisti a esse vídeo e me ajudou bastante. Há também esse vídeo do site Tudo sobre Cachorros. Vale a pena pedir dicas ao seu Médico Veterinário.

Quais produtos usar para a limpeza?

Aqui em casa nós usamos o Epiotic Spherulites, da Virbac, por recomendação médica. Mas há outras opções também.

Epiotic Spherulites (Virbac)

Epiotic Spherulites (Virbac)

Aurivet (Vetnil)

Aurivet (Vetnil)

Limp & Hidrat (Ourofino)

Limp & Hidrat (Ourofino)

 

Quais são os produtos mais usados para o tratamento da Otite?

Estes são alguns dos produtos indicados para o tratamento da Otite. Porém, não recomendamos a automedicação, pessoal. Ainda mais quando se trata de combater fungos e bactérias. O tratamento errado pode fortalecer esses microrganismos e dificultar o êxito na cura da doença.

Auritop (Ourofino)

Auritop (Ourofino)

Otogen (Ourofino)

Otogen (Ourofino)

Aurivet (Vetnil)

Aurivet (Vetnil)

Aurigen (Ourofino)

Aurigen (Ourofino)

Otoguard (Cepav)

Otoguard (Cepav)

 

 

Espero que tenha compartilhado com vocês uma informação que nos ajude a cuidar melhor dos nossos amigos. Muitas vezes com cuidados diários, simples, conseguimos evitar muitos problemas 🙂

Uma boa semana pra vocês!

Fontes: Portal do Dog; Bolsa de Mulher; Revista Meu Pet (nº 36).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *