Alimentação Natural: uma boa opção

agosto 13
10 Comments

Algumas pessoas me pediram para falar sobre alimentação natural para cães. Achei o tema proposto excelente, tendo em vista o momento que vivemos da propagação dos alimentos orgânicos, da vida saudável e da busca pela informação nutricional dos produtos (em especial quanto ao uso de transgênicos).

Pois é. No que diz respeito às rações, não tenho uma boa notícia: a maior parte delas usam compostos transgênicos. Basta ver aquele símbolo em amarelo e preto, indicativo da presença de substâncias modificadas. Além disso, as rações em geral tem o milho em sua composição nutricional, elemento que não faz parte da cadeia alimentar original de cães e gatos.

alimentação-natural-transgenicos

Símbolo de Alimentos Transgênicos

Por isso, o uso das rações comuns (mesmo sendo elas classificadas como Super Premium) está associado a episódios de alergias, em especial as de pele. Sem falar no uso de conservantes BHT e BHA, associados ao desenvolvimento de câncer em humanos e também nos animais (para saber mais sobre isso, leia as matérias a seguir: Revista Food Ingredients Brasil e eCycle.

Nessa melhoria do estilo de vida, as rações estão sendo atingidas. Já existem no mercado 4 opções de ração livres de transgênicos e, algumas, de conservantes artificiais. São elas:

  • Biofresh (Hercosul): a ração possui uma tecnologia de conservação 100% natural. Utiliza grãos selecionados, excluindo o milho da composição e também não usa compostos transgênicos. É livre de BHT e BHA.

  • Equilíbrio (Total Alimentos): a ração não utiliza grãos em sua composição e também é livre de transgênicos e conservantes artificiais.

  • N&D (Farmina): a única dessa linha de rações mais saudáveis que não é livre dos conservantes BHT e BHA. A ração se propõe a oferecer um alimento sem compostos transgênicos, com opção de ser livre totalmente de grãos (Grain Free), ou oferecê-los em menor quantidade (Low Grain), porém sem a inclusão de milho.

  • Natural (Guabi): assim como Biofresh e Equilíbrio, é livre de conservantes artificiais, usando extrato de alecrim e tocoferóis para conservação do alimento. Livre de corantes e transgênicos, mas possui grãos na composição.

Para quem tem tempo, cozinhar para o seu cãozinho é a forma mais saudável de alimentação. A alimentação natural tem se propagado entre os tutores de animais que possuem tempo para cozinhar. A maior referência para quem quer adotar esse tipo de alimentação é o site Cachorro Verde, que propõe não apenas uma alimentação natural, mas a adoção de hábitos saudáveis para os animais. A Dra. Sylvia Angélico, Médica Veterinária especializada em nutrição, compartilha no site várias dicas e receitas para quem quer iniciar com a alimentação natural.

Eu tive a oportunidade de consultar Oliver e Joca com a Dra. Sylvia e ela montou uma dieta específica para cada um deles. Ter esse acompanhamento médico é muito importante, pois a dieta natural envolve algumas complementações e suplementações necessárias para a composição nutricional correta. Eu forneci a alimentação natural por 6 meses, depois precisei suspender por falta de tempo. Mas foram os melhores 6 meses da saúde dos cães. O Oliver, que vive com alergia de pele, ficou super estável. E o Joca, que apresentava alteração renal, teve os exames normalizados.

São muitas opções, viram? Mas lembrem-se: sempre converse com o médico veterinário do seu animal sobre mudanças na alimentação.

  1. Luana

    setembro 1

    Não entendi… A maioria das rações da Equilibrio tem esse simbolo que você postou…

    • Ei Luana, tudo bem? Sim, a maior parte das rações hoje têm componentes transgênicos. Porém, já conseguimos encontrar algumas que não fazem uso, tais como: Biofresh (Hercosul) e N&D (Farmina).

  2. Mariane Pardini

    outubro 17

    Olá Lu boa tarde!

    Gostei muito do seu post…gostaria de saber, se você puder me ajudara, se a ração Biofresh é bem palatável (saborosa), pois minha cadelinha Mini Schnauzer é bem chatinha para comer ração e eu ficou louquinha hahahah.

    • Ei Mariane! Que bom que gostou 🙂 Então, a palatabilidade varia muito de acordo com o cão. Uma ração que é palatável para o meu, pode não ser para a sua. Já fiz uso da N&D, por exemplo, que os cães de uma amiga amam, mas os meus não comeram bem. A Biofresh eles aceitam muito bem. Entre os meus amigos que também fazem uso dela, nunca ouvi reclamação de rejeição. Sugiro que você procure uma amostra (os pets costumam fornecer, ou mesmo entrar em contato com a Hercosul, fabricante da ração, para saber se você consegue uma amostra pequena para testar. Caso não tenha, compre um pacote pequeno de 1kg para ver se ela se adaptará. Depois me conta o resultado! 🙂 Abraço!

  3. Andrea Mostardeiro

    outubro 25

    Oi, foi muito legal essa postagem, pois estava em dúvida sobre a ração Biofrech, Meu cãozinho é diabético, já tentei a vet lif (obesit diabetc) por um tempo, mas ele é bem enjoadinho para comer, além de fazer quimioterapia, então troquei para Royal Canan light, comeu, mas o veterinário disse que eu poderia tentar a Biofrech light, ofereci depois de ler seu post uma amostra, ele gostou, comeu muito bem. Espero que ele continue assim, hehehe. Muito Obrigada!

    • Ei Andrea, gratidão pela mensagem! Que bom que ele gostou da Biofresh 🙂 Quando comecei a dar para os meus dogs, ainda não havia essa diferenciação. Agora eles criaram essa linha light, achei ótimo! Também torço para que seu cãozinho continue gostando da ração. Um abraço!!

  4. Nilva Lopez

    fevereiro 19

    Olá
    Tenho uma femea Shih tzu de seis meses,e ela come a ração N&D,porém não está mais querendo
    pensei em mudar para Biofresh ou Hills,estou na dúvida o que voces sugerem.
    Obrigada
    Nilva

    • Ei Nilva, o ideal é sempre você conversar a respeito com o Médico Veterinário da sua cachorrinha. Aqui em casa eu uso a Biofresh e gosto bastante, pois ela não tem conservantes artificiais e nem transgênicos. Abraço!

  5. Gabriela

    junho 11

    ND Farmina mudou a formula e não possui mais BHT, nem BHA.

  6. Ingrid Oliveira

    setembro 6

    Compro biofresh sempre na geracaopet.com.br e minha cachorra adora! Biofresh melhor marca.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *